É um exame que gera imagens em tempo real de órgãos e de estruturas internas do corpo. Esse filme do organismo é obtido com a emissão de ondas sonoras, que provocam eco nas regiões examinadas.
Muito versátil e com diversas aplicações, a ultrassonografia é um dos exames complementares mais solicitados que existe. Contudo, ela dificilmente é usada como única referência para o diagnóstico.
Para que serve
A ultrassonografia tem dezenas de finalidades, que variam de acordo com a região examinada. Ela pode dar mais subsídio a um diagnóstico, complementando informações de outros exames, fornecer orientações para procedimentos cirúrgicos e acompanhar a recuperação pós-cirurgia ou o tratamento medicamentoso de muitas doenças, como disfunções da glândula tireoide.
A finalidade mais conhecida da ultrassonografia é o acompanhamento da gravidez. O HCor realiza mais de 40 tipos de ultrassonografias (veja abaixo).
Como é feito
Um gel é aplicado na região a ser examinada para facilitar a captação de imagens. O paciente deita-se na maca e tem o transdutor (equipamento retangular ou cilíndrico, com a ponta lisa) levemente pressionado contra o corpo, que capta as imagens para projetá-las no monitor do ultrassom.
Em caso de ultrassonografia endovaginal ou endoanal, é usado um transdutor específico para cada região. Os procedimentos podem gerar um leve desconforto, mas não precisam de anestesia.
Preparo e contraindicação
O modo de preparo varia muito de acordo com a região examinada. Ultrassonografia da pelve, por exemplo, requer a ingestão de três copos de água e retenção da urina. Já o exame na glândula tireoide, não precisa de nenhum preparo.