A tomografia computadorizada é um exame que fornece imagens detalhadas das estruturas do corpo, incluindo órgãos internos e ossos. Ela utiliza o raio-X para realizar radiografias transversais do corpo, ou seja, são captadas imagens de fatias de todo o organismo.
Para que serve
Como suas imagens são bem mais detalhadas que as do raio-x convencional, a tomografia computadorizada consegue identificar pequenos nódulos e tumores. O exame também é muito eficiente para avaliações dos sistemas vasculares cerebrais e pulmonares. Além disso, no HCor, mais de 40 tipos de tomografia (veja abaixo).
Como é feita
Deitado na maca do equipamento, o paciente recebe orientações de como se posicionar durante o exame. Uma máquina ao redor do paciente realiza as radiografias em poucos minutos, enquanto a maca avança lentamente pelo local em que as imagens são captadas. Em alguns casos, é preciso que o paciente tome contraste antes do exame para realçar algumas estruturas do corpo nas imagens.
Preparo e contraindicações
O preparo varia muito de acordo com o tipo de tomografia que será realizada. É comum ser solicitado jejum ao paciente, especialmente se ele tiver que tomar contraste. O exame é contraindicado em mulheres grávidas e em pacientes que tenham alergia a iodo. O uso de qualquer medicamento deve ser informado no agendamento da tomografia.